#01: O cuidado com as fotos!

O Instagram é um das redes sociais mais usadas no momento, ela já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente, e é uma das peças fundamentais para estrategias de marketing e engajamento. Assim, para as marcas e lojas, conectar-se com pessoas influentes é uma ótima maneira de divulgação dos seus produtos.

Pensando nisso, resolvi fazer um guia para auxiliar vocês no crescimento de seus instagrans. Nesse guia vão ter dicas de fotografia, divulgação, aplicativos e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes. 

Os posts vão ao ar toda Quarta - Feira, e para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.

#01: O cuidado com as fotos!
Se você quer ser notado, em primeiro lugar, deixe seu perfil definido como público e não privado, assim você não restringe o alcance de suas imagens e pode conquistar mais seguidor. Ter fotos autorais e de qualidade é essencial para qualquer Instagram em desenvolvimento, então evite pegar imagens da internet e até do próprio Pinterest, em vez disso, você pode usar essas ferramenta como inspiração para tirar suas próprias fotos, assim você estará criando seu estilo. 

Fotos boas e de qualidade passam uma maior seriedade, e inconscientemente faz com que as pessoas parem e prestem atenção na imagem e legenda. A qualidade de uma foto está diretamente ligada à qualidade da câmera, então o ideal é você ter uma câmera profissional pra poder capturar uma melhor imagem, porém, sabemos que essas câmeras não são nada baratas... Estou destacando isso para que você saiba que mesmo com as dicas abaixo, limitações vão existir devido à qualidade de sua câmera. Contudo, vocês podem sim tirar boas fotos com um Smartphone, eu, por exemplo, não tenho ainda uma câmera profissional, mas consigo me virar bem com a câmera do celular.

Com isso em mente, vamos às dicas para que você tire fotos boas com seu Smartphone ou celular.

      1. LIMPE A LENTE DA CÂMERA
Esse é um dos principais motivos porque fotos de celular acabam ficando borradas e sem qualidade. Nada mais é do que sujeira e gordura acumuladas na lente. Eu mesma, já esqueci diversas vezes e vocês não sabem quanta diferença isso faz na fotografia, então não esqueçam. 

Obs: Use sempre a câmera de trás, isso porque a câmera frontal do seu celular tem uma resolução muito menor do que a câmera de trás.

      2. SEGURE O CELULAR FIRMEMENTE
Quanto mais firme você segurar o celular, mais clara ficará a sua imagem. Para isso, tente encontrar uma posição mais estável, segure o celular com as duas mãos e utilize o botão de volume para tirar a foto, evitando assim tremidas.

      3. NÃO UTILIZE O ZOOM
Nunca, em hipótese nenhuma utilize o zoom digital da sua câmera! Isso porque diferente das câmeras profissionais, em que o zoom óptico salta a imagem e mesmo assim a qualidade fica boa, o zoom digital ele apenas faz a imagem ampliar cortando apenas as bordas, perdendo a resolução em segundo. A dica então é se aproximar do alvo das fotos, ou se preferirem, deixe para cortar a imagem na hora da edição, mas não use o zoom. 

      4. ULTILIZE AS LINHAS DE ENQUADRAMENTO
Na hora de definir como você vai enquadrar a foto, utilize a opção de colocar as linhas de enquadramento na hora de fotografar, você pode utilizar a regra dos terços para um melhor enquadramento. Assistam a esse vídeo para melhor compreensão sobre a regra dos três terços.

      5. ILUMINAÇÃO É ESSENCIAL
Dê preferência à luz natural, use e abuse da luz do sol. Se você quiser tirar fotos de objetos pequenos com fundos neutros (branco, preto ou colorido), o ideal é utilizar uma “tenda de luz” ou uma “softbox”, pois assim não irá aparecer sombra ao redor da fotografia, no youtube possuem diversos tutoriais de como fazer uma de forma prática e gastando pouco. 

Outra dica bacana é pra quando você estiver em um ambiente escuro, ao invés de utilizar o flash do seu celular, peça para alguém iluminar com a lanterna do celular dela, isso também evita olhos vermelhos. Vocês também podem ajustar as configurações do ISO, esse recurso define a sensibilidade da câmera para obter uma imagem melhor, mesmo á noite e sem o flash. O ideal é utilizar o ISO ao máximo!

      6. MONTE UM CENÁRIO
Escolha cenários bonitos e fique sempre de olho no fundo das suas fotos. Tenha cuidado com o que vai aparecer atrás, porque se você não prestou atenção no que estava no fundo, alguém vai prestar. 

Caso você for fotografar produtos, monte um cenário bacana, então vale comprar tecidos para colocar no fundo, papeis de presente com estampas variadas, ou até mesmo imprimir esses fundos. É legal investir em cores neutras como o branco, preto e cinza porque elas não vão interferir na cor do produto que você irá fotografar. Detalhes decorativos também são super importantes, então sabe aquela fita que veio decorando um presente que você ganhou? Guarde, porque pode servir de decoração para sua foto! Elementos como flores artificiais, copos e canecas divertidas, caderninhos, enfim, todo tipo de decoração é bem vinda.

      7. TIRE MUITAS FOTOS
Hoje você pode tirar mais fotos por minuto que uma metralhadora automática, então experimente tirar fotos de vários ângulos, então vale abaixar, tirar da esquerda para direita, da direita pra esquerda, mudar o foco para diferentes pontos da cena, tirar fotos próximas ou bem distantes, de frente ou lateral, enfim, o importante é testar variações e ver o que funciona. 

Espero ter ajudado com as dicas, próxima semana tem mais viu? Então fiquem ligados! E me contem nos comentários se gostaram ou se já utilizavam alguma dessas dicas.


ALGUMA SUGESTÃO?

Amo receber dicas e sugestões, então se você tiver algo á acrescentar ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através dos comentários ou pelo meu e-mail geo.andrade16@hotmail.com, vou adorar saber á opinião de vocês!

Além disso, não se esqueça de assinar a newsletter do blog, nela vou disponibilizar dicas e conteúdos exclusivos para download.

Me acompanhe também: Facebook - Instagram - Twitter

Geovanna Andrade

Sonha em conhecer o mundo e conquistar todos os seus sonhos e das pessoas que ama através do blog. É apaixonada por tudo que estimula criatividade e também é louca por séries.

6 comentários:

  1. Muito legal as dicas, algumas já venho tentando, outras vou experimentar agora. Realmente a importância da foto autoral nas postagens é de extrema importância até para personalizar e direcionar nossas redes.

    www.atraentemente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como fotógrafa (mas apenas com cursos não profissional) adoro fotografia e sei da importância destas dicas que você deu. São realmente fundamentais para a qualidade das fotos. Excelentes dicas. Bjooo. Vivi

    ResponderExcluir
  3. Menina amei as dicas! Agora eu vou bombar, super útil. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Geee arrasou nas dicas são de extrema importância! Algumas eu já coloco em prática!! Parabéns pelo post! Beijos

    ResponderExcluir

Instagram